Slide background

ETNIAS

|

Conheça melhor as etnias participantes

Ao todo, 24 etnias nacionais e povos de 23 países representarão os indígenas de todo o mundo, em uma grande confraternização de culturas. Todas as etnias foram selecionadas pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), que vem usando como critério, desde as edições nacionais, a conservação dos costumes de cada etnia, o idioma, as crenças, os ritos, as pinturas corporais, a música e os esportes tradicionais dos povos.

No caso das etnias brasileiras, também foi pré-requisito a participação em alguma edição dos Jogos Nacionais, que acontecem desde 1996. Bom comportamento e cumprimento das regras nas edições passadas também contaram como pontuação para conquistar uma vaga nos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.

Além disso, o ITC não segue o “mapa do branco”, (o mapa político brasileiro) e, sim uma geografia étnica, levando em conta os biomas nacionais: a caatinga, o cerrado, a mata atlântica, a floresta amazônica, os pampas e o pantanal. Os indígenas precisam ser originários de suas aldeias, falar sua língua e conhecer sua cultura. Escolhida a etnia participante, cabe ao cacique e ao chefe da delegação recrutar seus atletas.